Spirulina | O que é? Para que serve? Como e quando tomar?

O é a 

Aspirulina é uma bactéria, mais propriamente uma cianobacteria em forma de espiral, capaz de fazer fotossíntese. Caracteriza-se por apresentar um sabor e cheiro particular, com um  perfil nutricional muito rico que a torna um superalimento 
Durante muito tempo foi considerada uma alga, talvez porque se desenvolve e vive em colónias e a sua aparência e cor se assemelha a uma alga.
Da sua constituição fazem parte a clorofila e a ficocianina.
A clorofila (usa o sol como fonte energética) é responsável pela cor verde e pela remoção das toxinas no organismo, com influência no fortalecimento do sistema imunitário. A ficocianina é responsável pela cor azul e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
É um facto que, apesar de já ser utilizada há bastante tempo por alguns povos, a sua produção e industrialização é mais recente, aproximadamente nos últimos 20 anos, coincidindo com o despertar do interesse da comunidade científica por este superalimento.

Quais os Benefícios?


A spirulina é considerada um dos alimentos mais ricos, um superalimento, que tem suscitado a curiosidade de muitos. Atualmente, existem inúmeros estudos que demonstram os efeitos benéficos da spirulina para o organismo.

1. Rica em nutrientes


A spirulina contém quase todos os nutrientes que precisamos, em proporções diferentes.
Com uma dose diária de spirulina, consegues obter uma boa parte da tua dose diária dos seguintes nutrientes:

• Proteína:

  • Rica em proteínas e ácidos gordos essenciais, a sua constituição é maioritariamente proteica, cerca de 60 a 70%, com todos os aminoácidos essenciais.
  • É uma proteína de fácil de absorção, potencialmente equivalente a outras fontes como a carne ou a soja.

• Vitaminas do complexo B:

  • Mantêm a saúde cardiovascular e mental, reforçam o sistema imunitário e fortalecem a pele e cabelo.
  • Contribuem para o funcionamento normal do metabolismo, com redução do cansaço e faspirulinadiga, mantendo a produção de energia.
• Cobre
• Ferro
• Magnésio
• Manganês
• Potássio
• Zinco
• Cálcio
• Selénio
• Fósforo

2. Fortalece o sistema imunológico


A sua riqueza de nutrientes potencia o sistema imunitário através da produção de anticorpos que vão atuar contra os organismos patogénicos, ajudando no combate a infeções e doenças.

3. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias


O principal componente ativo responsável por esta propriedade é a ficocianina. Tem a capacidade de combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatória, proporcionando efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Em 2014 um estudo mostrou que pessoas com doses diárias de 8 gramas de spirulina tiveram um aumento significativo dos níveis de enzimas antioxidantes no sangue.
O seu forte poder antioxidante vai proteger-te contra diversas doenças e retardar o envelhecimento.

4. Alivia os sintomas de doenças respiratórias


A Spirulina é um tratamento alternativo para sintomas de rinite alérgica, ou outras alergiasdesencadeadas por alérgenos ambientais, tais como pólen e pelos de animais.
Há evidências sobre o facto de apenas 2 gramas melhorarem os sintomas de doenças respiratórias, como congestão nasal, espirros e prurido.

5. Diminui os níveis de colesterol


Este ponto é o mais estudado, com vários artigos publicados, que demonstram os efeitos benéficos da spirulina nos fatores de risco de doença cardíaca.
Num estudo realizado em pessoas com colesterol elevado, houve uma diminuição de mais de 10% dos valores de colesterol, com apenas 1g de spirulina diário. Este benefício está relacionado com o seu conteúdo de ácidos gordos essenciais.

6. Promove a perda de peso


Já sabemos que a spirulina contém uma boa quantidade de proteína, o que aliado ao seu conteúdo de crómio, às suas propriedades antioxidantes e consequentemente diuréticas, promove uma desintoxicação do organismo, induzindo a perda de peso e a eliminação de gordura.

Tal vem corroborar os estudos que mostram reduções bastante significativas dos níveis de açúcar no sangue. Para além disso, contém uma substância, a fenilalanina que mostrou efeitos positivos no controlo de apetite e aumento da saciedade.

7. Melhora a força muscular


O seu conteúdo considerável de proteína é fundamental para este benefício. Existem vários estudos que mostram aumento da força muscular e resistência, em pessoas que praticam regularmente exercício físico e consomem 2 a 3g de spirulina por dia.

Como e quando consumir?


Podemos encontrar spirulina sob a forma de comprimidos, cápsulas ou em pó. A sua comercialização em pó pode ser consumida em batidos, smothies, sopas ou outra bebida que gostes.
As cápsulas ou comprimidos têm a vantagem de fornecer a dose certa, como esta, e assim garantires a nutrição adequada.
A maioria das recomendações indica 3 tomas diárias às principais refeições, de 800mg cada. Aproximadamente 2 a 3 cápsulas, dependendo do fabricante.
Em caso do seu consumo se associar a uma dieta de perda de peso, o seu benefício pode ser maximizado se o consumo da spirulina for feito logo de manha, na primeira refeição.
Os benefícios são imensos e como podes ver é relativamente segura mesmo em doses elevadas.
Outro aspeto a considerar no seu consumo é o facto da spirulina ser um organismo que cresce em água fresca e salgada, com origem biológica, sem contaminação e livre de manipulação.

 Os efeitos secundários: 

  • Ainda algo desconhecidos e de incidência rara. Alguns autores indicam que grávidas e crianças não devem consumir, ou que precisam de avaliação médica para consumir.

e serve? Como e quando tomar?

Postagens mais visitadas