Malho mas não vejo resultados. Por que será?
Você até vem se dedicando com disciplina e seriedade aos seus treinamentos, mas mesmo assim os resultados não apareceram como esperado, o que acaba em frustração e falta de vontade de seguir em frente.
Calma, Não se desespere!
Isso é muito mais comum do que imagina, existe um grupo enorme de pessoas que passa exatamente pela mesma situação que você, e a melhor maneira de resolver esse problema é através da informação e do conhecimento.
A falta de resultados com treinamento físico é causada pela presença de um ou a até mesmo a combinação de mais motivos que listaremos abaixo. Portanto, se você quer mudar o seu corpo, fique atento para nunca cometer os erros que vem a seguir;
1 – Falta de Paciência
Não adianta ter pressa!
O tempo mínimo para começar a ver mudanças estéticas no seu corpo é entre 8-12 semanas.
No início de um programa de treinamento com pesos, em primeiro momento o seu corpo vai passar por adaptações neurais e coordenativas, justamente por isso que iniciantes conseguem aumentar rapidamente as cargas dos exercícios nas primeiras semanas de treinamento.
Porém isso não quer dizer que terá grandes evoluções estéticas nesta fase.
Transformar o corpo exige tempo, paciência e dedicação. É preciso seguir em frente focado e determinado sem ficar mudando constantemente de direção, com isso, garanto que os resultados vão aparecer.
2 – Falta de Regularidade
Obviamente que ter paciência não é tudo, você pode ser a pessoa mais paciente do mundo, mas se não se dedicar de maneira regular e constante, não vai chegar a lugar algum.
É muito comum em academias encontrar pessoas que apesar de se dedicarem nos treinamentos acabam não tendo uma regularidade em médio e longo prazo.
Malha 5 vezes por semana por um certo período, mas logo ali na frente fica dias e dias e até semanas sem pisar na academia novamente.
Regularidade é um fator decisivo para conquistar resultados, isso porque o seu corpo para sofrer adaptações precisa receber estímulos, se recuperar, se adaptar e novamente receber outros estímulos de maneira cíclica e constante. Interromper esse processo por alguns períodos faz você ficar patinando e nunca sair do lugar.
3 – Treinamento Inadequado
Se você é uma pessoa paciente, dedicada e disciplinada, provavelmente é aqui que está o seu grande erro, seu treinamento está inadequado!
Esse caso é muito frequente e o mais desanimador de todos, pois não existe nada pior do que se dedicar a algo que não trás os benefícios que deseja.
O grande problema é que conseguir evolução quando você é iniciante e destreinado é bastante fácil, afinal quando estamos em um nível baixo de condicionamento e composição corporal qualquer tipo de exercício, por mais sem sentido que seja, vai promover algum resultado.
Só que para continuar progredindo e evoluindo com resultados é necessário que os treinos evoluam junto com o praticante e cada vez mais desafiem o seu organismo.
Você deve conhecer pessoas que passam meses dentro de academias, treinam com ótima regularidade e disciplina e não conseguem mudar em nada a sua aparência física. Isso acontece porque o nosso organismo se acostuma com a intensidade daquelas atividades praticadas e com isso interrompe o processo de adaptação e evolução que o treinamento deveria promover.
A única maneira de manter os treinos constantemente desafiadores e em evolução é através do controle e manipulação de intensidade e volume de treinamento, que só pode ocorrer com um planejamento e organização de tipos de treinos, métodos, variação de exercícios, séries, repetições, intervalos e velocidades.
A organização desse planejamento de maneira adequada não é uma tarefa fácil , porque o treinamento certo está em constante movimento e evolução. Em cada fase ou período você deve ter alguns objetivos para alcançar com seus treinos, que devem mudar constantemente de acordo com os objetivos específicos de cada período de um planejamento geral.
Só que os treinos não devem apenas mudar, por mudar, existe uma ciência e lógica baseados em princípios teóricos para a aplicação de tudo isso na prática.
Justamente nesse ponto que geralmente as academias falham gravemente nessa tarefa pois os treinos são genéricos, sem esse controle, monitoramento e acompanhamento individual, que são extremamente necessários para essa evolução.
A maior parte dos Personal Trainers, também falha nesse sentido, por falta de conhecimento teórico e capacitação técnica inadequada para aplicar o treinamento ideal para o seu caso.
Não é apenas fazer o exercício X, Y ou Z que vai fazer você conquistar resultados, é preciso uma programação planejada que respeite suas necessidades, preferências, dificuldades, objetivos, individualidades e limitações.
4 – Alimentação descontrolada
Quem quer conquistar resultados estéticos com treinamento físico não pode sair por aí comendo tudo que tem vontade e vê pela frente. É preciso ter controle, racionalidade e conhecimento para fazer uma nutrição adequada e equilibrada para não provocar aumento de gordura corporal ou perda de massa muscular.
Para isso é preciso controlar a quantidade e principalmente a qualidade de todos os alimentos que fazem parte das suas refeições do dia a dia.
Não existe fórmula mágica! Se você pretende alcançar resultados estéticos, precisa equilibra o consumo dos principais macronutrientes; carboidratos, proteínas e lipídios de acordo com suas características físicas, objetivos e necessidades individuais. Preferencialmente, usando fontes de alimentos saudáveis e nutritivos para alcançar o melhor desempenho que seu corpo pode atingir
.
.