Testosterona – Tudo que você precisa saber sobre o Hormônio

Resultado de imagem para testosterona

Importante: O conteúdo dessa página foi baseado no conteúdo do livro Homem super saudável.

A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, é encontrada em quantidades bem maiores no corpo masculino, onde é o principal hormônio, por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade. Nos homens, os níveis variam entre 240-950 ng/dL; já nas mulheres, o nível fica entre 8 à 60ng/dL.

Qual a sua importância?

Ela não é considerada o principal hormônio masculino atoa, nos homens, a testosterona é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. Além disso, ela também é um fator determinante no comportamento sexual masculino, pois a mesma é responsável pelo aumento do desejo sexual.

Benefícios da testosterona no corpo humano

O que muitos não sabem sobre a testosterona, é que quando em níveis equilibrados, este hormônio traz enormes benefícios, dos quais alguns, você verá abaixo:

Perca do stress

Contradizendo o que muitos pensam, a testosterona não torna ninguém agressivo, muito pelo contrário, ela ajuda a inibir o stress, pois está relacionado ao hormônio “cortisol”, que tem seus níveis inversamente proporcionais ao de testosterona.

Melhora da forma física

Os níveis de testosterona influenciam diretamente na estética do seu corpo, pois a testosterona determina a quantidade de massa muscular que você pode ter e a maneira como o seu corpo distribui a gordura.

Um estudo recente chegou a provar que homens que possuem os níveis equilibrados tendem a queimar calorias com mais facilidade.

Aumenta o desejo sexual

Em homens o comportamento sexual é muito dependente da testosterona. Estudos indicam que ela determina o aumento do desejo sexo de maneira proporcional, ou seja, com o aumento dos seus níveis, o interesse sexual aumenta significativamente.

Aumenta a força

Níveis equilibrados de testosterona fortalecem sua massa óssea, e como dito anteriormente, também a sua massa muscular, desta maneira te deixando mais forte, e ainda ajudando manter a osteoporose longe de você.

Efeitos da baixa testosterona no organismo

A diminuição dos níveis de testosterona pode ser causada desde hábitos alimentares e cotidianos ruins, até por doenças e a velhice. Por outro lado níveis muito altos são causados pela ingestão indevida de sintéticos do hormônio, os ditos anabolizantes.

Fique tranquilo! Seu corpo nunca produzirá mais testosterona que o necessário, ou seja, níveis maleficamente altos nunca serão alcançados com a produção natural do hormônio. Sua produção natural, pode até ser estimulada, trazendo os benefícios citados a cima.

Se de um lado níveis bons e equilibrados de testosterona trazem grandes benefícios, níveis desequilibrados trazem enormes complicações como:

  • Aumento da gordura corporal
  • Perda da força e de massa muscular
  • Distúrbios no sono
  • Redução da fertilidade
  • Cansaço e indisposição
  • Risco de diabetes
  • Depressão
  • Acne
  • Dores nas articulações
  • Impotência sexual
  • Stress elevado
  • Atrofia dos testículos

Confira nosso infográfico sobre os benefícios da testosterona:

 

Estimulando a produção de testosterona naturalmente

Como já citado no artigo, os benefícios da testosterona são muitos, e felizmente pode-se estimular a produção deste hormônio naturalmente, sem grandes esforços. Alguns cuidados durante o seu dia a dia podem melhorar os seus níveis significativamente.

Diversos alimentos ajudam na produção do hormônio, alimentos ricos em zinco (feijão, queijo, peru, iogurte, arroz integral), vegetais crucíferos (repolho, couve de Bruxelas, rabanete) e gorduras boas(açaí, abacate, linhaça) aumentarão produção do hormônio. Ou até mesmo através de suplementos.

Dormir bem também é um aliado na produção da testosterona, sendo 8 horas de sono diárias o recomendado. Homens que dormem pouco, apresentam níveis de testosterona até 40% menores que o normal.

Você também deve ficar longe do cigarro e diminuir o seu consumo de álcool. O cigarro atrapalha a produção da testosterona de modo que os fumantes apresentam níveis 20% menores que não fumantes. Já o álcool faz com que o seu fígado quebre estrogênio, fazendo com que seu organismo perca zinco e, consequentemente, reduzindo assim a testosterona.

Postagens mais visitadas