O agachamento produz mais hormona de crescimento e testosterona do que a leg press
Isto segundo o que escreveram cientistas de desporto da University of North Texas no Journal of Strength and Conditioning Research.
Os investigadores texanos descobriram que os praticantes de musculação sintetizam uma maior quantidade de hormona de crescimento e de testosterona após uma sessão de agachamento do que após uma sessão numa máquina de prensa de pernas.
O treino de musculação realizado com barras e halteres produz melhores resultados do que quando é realizado em máquinas.
Mas ainda não se sabe se o treino em máquinas ou com pesos livres também têm efeitos fisiológicos diferentes. É por isso que os texanos realizaram uma experiência com atletas de força experientes, com uma idade média de 25 aos, que treinaram pernas em duas ocasiões.
Numa dessas ocasiões realizaram agachamentos e noutra usaram a prensa de pernas. Em ambas as vezes os atletas realizaram seis séries de 10 repetições. Para cada sessão de treino, os voluntários usaram pesos que representavam 80% do peso com o qual conseguiam realizar apenas 1 repetição (1RM).
Imediatamente após a sessão [IP], bem como 15 e 30 minutos mais tarde, os investigadores observaram que a concentração da testosterona e da hormona de crescimento no sangue dos homens era mais elevada do que as medidas anteriores.
Mas o aumento destas duas hormonas anabólicas foi consideravelmente mais elevado após a sessão de treino de agachamento do que após a sessão de prensa de pernas.
Os voluntários verificaram que ambos os tipos de treino eram igualmente cansativos.
Quando os investigadores calcularam a quantidade de esforço que os homens despenderam durante as duas sessões, eles descobriram porque motivo as concentrações de testosterona e de hormona de crescimento foram mais elevadas após a sessão de agachamento.
Embora os homens tenham usado mais peso na máquina de prensa de pernas, o seu nível de esforço foi 42% mais elevado durante a sessão de agachamento.
Isso aconteceu porque os voluntários também tiveram que levantar o seu próprio peso corporal durante os agachamentos, e também porque a amplitude de movimento é maior durante um agachamento do que quando se usa a prensa de pernas.
Os investigadores sumarizaram:
A intensidades e níveis de percepção de esforço semelhantes, o exercício com pesos livres (agachamento) produz uma maior resposta hormonal aguda do que o exercício na máquina com pesos (prensa de pernas).
Os profissionais de força e de acondicionamento deverão portanto considerar os exercícios com pesos livres em detrimento de análogos em máquinas de pesos para induzir uma maior resposta hormonal aguda, já que isto pode subsequentemente resultar em adaptações fisiológicas superiores.